QUESTÕES ÉTICAS NA PARTICIPAÇÃO DE MENORES EM INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2966-327X.v1.n1.14311.2025Palavras-chave:
ética na investigação, crianças, revisão sistemáticaResumo
A participação de crianças na pesquisa em ciências sociais e humanas apresenta desafios éticos específicos, pouco abordados na literatura, que geralmente foca em adultos. Para preencher essa lacuna, foi realizada uma análise de âmbito seguindo as diretrizes PRISMA-ScR. Após consulta às principais bases de dados, 166 artigos foram identificados, 30 selecionados para leitura integral e 20 incluídos na revisão. As principais preocupações éticas envolvem consentimento informado, relações de poder, participação ativa, confidencialidade, anonimato, privacidade, compensação e autoria do conhecimento. Os resultados desta análise podem auxiliar pesquisadores na conceção de estudos e na proteção dos participantes, além de orientar decisões de comitês de ética, contribuindo para a qualidade da pesquisa. Estudos futuros podem comparar as questões éticas identificadas com outros contextos de investigação com menores e ampliar o escopo da revisão.