PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES E FINALISTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2966-327X.v1.n1.13847.2025

Palavras-chave:

psicologia, saúde mental, estudantes universitários, psicossocial

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção que os estudantes universitários de Psicologia, ingressantes e finalistas, possuem com relação aos paradoxos da saúde mental que permeiam tanto a representação social do profissional da psicologia, quanto no processo de formação dos estudantes de psicologia, revelando, dessa forma, as disparidades e semelhanças entre os estudantes ingressantes e finalistas, bem como identificando a forma que esses estudantes se percebem enquanto sujeitos expostos ao ambiente acadêmico e como o processo da formação dos deles e a representação social da profissão impactam a saúde mental deles. O método utilizado foi de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas, que permitiram a construção de categorias para análise de dados. Os resultados permitiram interpretações e reflexões sobre as diferenças e similaridades de percepções das fontes de prazer e sofrimento que impactam a saúde mental no processo de formação, permitindo outras comparações entre estudantes ingressantes e finalistas, capazes de romper com imagens mais tradicionais, rasas e equivocadas da formação e atuação dos profissionais da área, avançando na ressignificação da representação social da formação e do trabalho dos psicólogos. Conclui-se que mais estudos e estratégias são necessários para acompanhar as singularidades e complexidade que envolvem a saúde mental de ingressantes e finalistas em psicologia e apontamos a criação de um Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Discente, de forma democrática, coletiva e transdisciplinar, como um caminho mais digno, estratégico e político para mediar as demandas materiais e simbólicas do curso de Psicologia. 

 

Palavras-chave: psicologia; saúde mental; estudantes universitários; psicossocial.

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Biografia do Autor

Alana Gabriele de Paula Quintero, UFAM

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Danielly Beatriz Moraes Marquez, UFAM

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Herika Mascarenhas Gonçalves , UFAM

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ingryd Maria Mello Lima , UFAM

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ronaldo Gomes-Souza, UFAM

Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC); membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e psicólogo do trabalho na Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho (CECAM) da UFAM.

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Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Artigos