PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES E FINALISTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2966-327X.v1.n1.13847.2025

Palavras-chave:

psicologia, saúde mental, estudantes universitários, psicossocial

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção que os estudantes universitários de Psicologia, ingressantes e finalistas, possuem com relação aos paradoxos da saúde mental que permeiam tanto a representação social do profissional da psicologia, quanto no processo de formação dos estudantes de psicologia, revelando, dessa forma, as disparidades e semelhanças entre os estudantes ingressantes e finalistas, bem como identificando a forma que esses estudantes se percebem enquanto sujeitos expostos ao ambiente acadêmico e como o processo da formação dos deles e a representação social da profissão impactam a saúde mental deles. O método utilizado foi de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas, que permitiram a construção de categorias para análise de dados. Os resultados permitiram interpretações e reflexões sobre as diferenças e similaridades de percepções das fontes de prazer e sofrimento que impactam a saúde mental no processo de formação, permitindo outras comparações entre estudantes ingressantes e finalistas, capazes de romper com imagens mais tradicionais, rasas e equivocadas da formação e atuação dos profissionais da área, avançando na ressignificação da representação social da formação e do trabalho dos psicólogos. Conclui-se que mais estudos e estratégias são necessários para acompanhar as singularidades e complexidade que envolvem a saúde mental de ingressantes e finalistas em psicologia e apontamos a criação de um Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Discente, de forma democrática, coletiva e transdisciplinar, como um caminho mais digno, estratégico e político para mediar as demandas materiais e simbólicas do curso de Psicologia. 

 

Palavras-chave: psicologia; saúde mental; estudantes universitários; psicossocial.

Biografia do Autor

  • Alana Gabriele de Paula Quintero

    Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Danielly Beatriz Moraes Marquez

    Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Herika Mascarenhas Gonçalves

    Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Ingryd Maria Mello Lima

    Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Ronaldo Gomes-Souza

    Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC); membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e psicólogo do trabalho na Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho (CECAM) da UFAM.

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Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Artigos