PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES E FINALISTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2966-327X.v1.n1.13847.2025Palavras-chave:
psicologia, saúde mental, estudantes universitários, psicossocialResumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção que os estudantes universitários de Psicologia, ingressantes e finalistas, possuem com relação aos paradoxos da saúde mental que permeiam tanto a representação social do profissional da psicologia, quanto no processo de formação dos estudantes de psicologia, revelando, dessa forma, as disparidades e semelhanças entre os estudantes ingressantes e finalistas, bem como identificando a forma que esses estudantes se percebem enquanto sujeitos expostos ao ambiente acadêmico e como o processo da formação dos deles e a representação social da profissão impactam a saúde mental deles. O método utilizado foi de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas, que permitiram a construção de categorias para análise de dados. Os resultados permitiram interpretações e reflexões sobre as diferenças e similaridades de percepções das fontes de prazer e sofrimento que impactam a saúde mental no processo de formação, permitindo outras comparações entre estudantes ingressantes e finalistas, capazes de romper com imagens mais tradicionais, rasas e equivocadas da formação e atuação dos profissionais da área, avançando na ressignificação da representação social da formação e do trabalho dos psicólogos. Conclui-se que mais estudos e estratégias são necessários para acompanhar as singularidades e complexidade que envolvem a saúde mental de ingressantes e finalistas em psicologia e apontamos a criação de um Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Discente, de forma democrática, coletiva e transdisciplinar, como um caminho mais digno, estratégico e político para mediar as demandas materiais e simbólicas do curso de Psicologia.
Palavras-chave: psicologia; saúde mental; estudantes universitários; psicossocial.