EMANCIPAÇÃO E EDUCAÇÃO FEMININA EM OPÚSCULO HUMANITÁRIO DE NÍSIA FLORESTA

Autores

Palavras-chave:

Emancipação e Educação, Literatura, Nísia Floresta, Opúsculo Humanitário

Resumo

Este trabalho versa sobre a relação da mulher com a literatura, bem como sobre o seu espaço no cânone literário. O estudo objetiva compreender a relação da mulher com a literatura e com o cânone, para tanto apresenta a escritora Norte-rio-grandense do século XIX, Nísia Floresta, através da sua obra literária Opúsculo Humanitário. Com base na análise dessa obra, busca compreender sua tese acerca da emancipação feminina, bem como a relevância de sua obra no ensino de literatura em sala de aula. Tivemos como aporte teórico os estudos realizados por Duarte (2010), Cosson (2006), Cereja (2004), Paulino (2004), Floresta (1989) e Lajolo (2001). Utilizamos da metodologia de análise encontrada na hermenêutica e nos estudos desenvolvidos por Cosson (2006), no que se refere às sequências didáticas. A pesquisa apresenta uma proposta de leitura para uma turma de ensino médio, com a obra de Nísia Floresta, com intuito de levar para a sala de aula, a pertinente discussão acerca das relações de gênero.  A análise e reflexão da obra Opúsculo Humanitário, prioriza a contribuição do pensamento de Nísia Floresta para a emancipação feminina, e a pertinência de sua obra para o ensino de literatura.

 

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Publicado

2024-08-20