PRÁTICA JURÍDICA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E LOCUS FUNCIONAL DOS SEUS PROFESSORES: UM DILEMA AINDA SEM ADEQUADA SOLUÇÃO LEGISLATIVA OU ADMINISTRATIVA?

Authors

  • Raimundo Márcio Ribeiro Lima

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v2.n3.p99-116.2018

Keywords:

Prática Jurídica, Docência, Advocacia

Abstract

O artigo discute a lotação do docente no Núcleo de Prática Jurídica, inclusive, distinguindo sua atuação diante de alguns aspectos funcionais de outras carreiras jurídicas. Critica-se a lotação de docente com Regime de Dedicação Exclusiva no Núcleo de Prática Jurídica, pois esse professor, de modo geral, não possui experiência profissional na advocacia. Além disso, esse modelo gera muitos questionamentos quanto à situação jurídica do servidor. De todo modo, sugere-se um modelo de gestão do Núcleo de Prática Jurídica, por meio de projetos de extensão, capaz de harmonizar a atividade do docente profissional com a atuação do profissional docente. Por fim, discute-se a melhor forma de promover a gestão administrativa do modelo proposto, a despeito de alguns obstáculos normativos.

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Author Biography

  • Raimundo Márcio Ribeiro Lima
    Professor Assistente I (UERN). Doutorando em Direito (UFC). Doutorando em Direito Público (UC). Mestre em Direito Constitucional (UFRN). Procurador Federal (AGU). Associado do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP).

Published

2018-02-09

How to Cite

PRÁTICA JURÍDICA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E LOCUS FUNCIONAL DOS SEUS PROFESSORES: UM DILEMA AINDA SEM ADEQUADA SOLUÇÃO LEGISLATIVA OU ADMINISTRATIVA?. UFERSA’s Law Review, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 99–116, 2018. DOI: 10.21708/issn2526-9488.v2.n3.p99-116.2018. Disponível em: https://revistacaatinga.com.br/index.php/rejur/article/view/7298. Acesso em: 26 aug. 2025.

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