DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DO REPUBLICANISMO

Authors

  • Dorival Fagundes Cotrim Júnior

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p68-86.2017

Keywords:

REPUBLICANISMO, LIBERDADE, PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, LIBERALISMO, MOVIMENTO SEPARATISTA DO SUL

Abstract

Este artigo de filosofia política, elaborado com base em uma metodologia qualitativa e com pesquisa teórica, versa sobre uma concepção democrática e de justiça intitulada Republicanismo, que teve origem na Antiguidade e agora retomada, em torno do final do século XX, lá nos Estados Unidos. É controversa a possibilidade de se falar em um só republicanismo, mas busca-se no início do escrito características gerais que possam minimamente defini-la. Logo após argumenta-se acerca da vida republicana, isto é, o seu plano de atuação, que se baseia nas ideias de liberdade do sujeito através da ação política, ou seja, da participação na construção da vida na República. Por conseguinte, tenta-se traçar algumas diferenças fundamentais, e também semelhanças, entre esta corrente e o Liberalismo, como na diferenciação entre âmbito público e privado e a participação cidadã. Por fim, há uma breve análise do Movimento Separatista do Sul do Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Dorival Fagundes Cotrim Júnior
    Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, Direito Constitucional e Direitos Humanos, feita a graduação na Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ). Atuou como Monitor de Teoria do Direito na Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ), bem como de Direito Administrativo na mesma instituição. Atualmente cursa o Mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa fomento da CAPES.

Published

2017-10-20

How to Cite

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DO REPUBLICANISMO. UFERSA’s Law Review, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 68–86, 2017. DOI: 10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p68-86.2017. Disponível em: https://revistacaatinga.com.br/index.php/rejur/article/view/7253. Acesso em: 26 aug. 2025.