Contribuições da formação continuada do pnaic frente à prática pedagógica inclusiva dos professores alfabetizadores das escolas do campo do município de Baraúna/RN
Palavras-chave:
Inclusão, Práticas Pedagógicas, Pnaic.Resumo
Este artigo tem como objetivo desencadear uma reflexão sobre a educação inclusiva dos alunos com deficiência no contexto da formação docente proposta pelo Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa e as possíveis contribuições dessa ação formativa para a efetivação de práticas inclusivas no âmbito educacional. A discussão é no sentido de compreender como a formação docente tem contribuído para que o professor ressignifique sua prática pedagógica frente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho interpretativo. Para o referencial teórico nos baseamos em autores que estudam a temática. Os resultados que apresentamos são também relacionados à análise documental dos relatórios produzidos pelo orientador de estudo que atua na formação PNAIC das 31 escolas do campo do município de Baraúna-RN. Concluiu-se que a prática pedagógica inclusiva deverá se constituir pela junção dos conhecimentos adquiridos pelo professor ao longo de sua trajetória formativa e a busca de novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais. É fundamental que ocorram mudanças na concepção de educação que embasam as práticas pedagógicas vigentes na maioria das escolas. A pesquisa revelou ainda a urgente necessidade da continuidade e aprofundamento da temática na formação dos professores, para que, de fato, se efetive o direito à aprendizagem para todas as crianças que precisam da escola.
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