A produção de identidades sociais de estudantes do ensino médio: juventudes, gênero e negritude

Autores

  • Talita Félix de Freitas
  • Rosana Nilse da Silva Moreira
  • Ady Canário de Souza Estevão

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Estudantes do Ensino Médio, Identidades Sociais.

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa em andamento do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), intitulada “Juventude, gênero e negritude: a construção das identidades de estudantes do ensino médio”, cujo objetivo é investigar a construção discursiva das identidades sociais dos estudantes do Ensino Médio, na transversalidade temática de classe, gênero e negritude. Inserida na área da Linguística Aplicada, a investigação assume uma abordagem qualitativa interpretativista de pesquisa. Para tanto, utiliza-se do referencial teórico da Análise do Discurso Francesa (AD), visando contribuir com a visibilidade de jovens oriundos de espaços sociais populares e a sua inclusão no espaço escolar. Os resultados, de forma parcial, apresentam que as identidades sociais desses estudantes emergem das práticas discursivas do cotidiano escolar, no contexto de combate ao preconceito, racismo e discriminação. 

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Publicado

2016-06-20

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RESUMOS EXPANDIDOS