Processo de ensino e aprendizagem do autista: a necessidade de mediação pedagógica
Palavras-chave:
Autismo, Mediação Pedagógica, Aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica docente no processo ensino e aprendizagem do aluno autista. O percurso metodológico versa sobre uma pesquisa de campo em uma Escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró-RN. Para coleta dos dados lançamos mão da aplicação de um questionário e observação participante durante o período de uma semana. Para embasamento teórico fizemos leituras de alguns aportes legais que amparam o processo de inclusão, tais como: Declaração da Salamanca (UNESCO, 1994) e as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001). Ainda, consultamos autores como: Bosa (2006), Freire (2001), Mantoan (1997), Silva; Mulick (2009). Os resultados da pesquisa apontam para a importância de uma mediação pedagógica relevante que prime pela utilização de metodologias diferenciadas, que auxiliem e permitam o aluno autista ser sujeito cognoscente no processo de ensino e de aprendizagem, independente de qualquer barreira que o impeça de aprender. Sugerindo, ainda, a criação e o fortalecimento de estratégias inclusivas perante as dificuldades de socialização e interação pedagógica, de modo que, a equipe multidisciplinar atue de forma mediadora e interventiva para avanços na formação integral do aluno com autismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).