Mãos que narram: (auto) biográfica de discentes surdos da Uern

Autores

  • Mifra Angélica Chaves da Costa
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inclusão, Surdos.

Resumo

Na perspectiva de valorizar a cultura surda, seus sujeitos, histórias de vida, lutas, identidade, traçamos como objetivo geral desse artigo refletir sobre os saberes e experiências da inclusão de alunos surdos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)- Campus Central- Mossoró/RN.  Esta pesquisa vislumbrou aquecer a discussão de inclusão na academia, mobilizar os saberes, concepções positivistas de alguns educadores do modelo de aluno “perfeito”, turma homogênea e defender a diversidade e inclusão de surdos nos espaços sócias, e dentre eles o escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, método (auto)biográfico, em que os sujeitos se autonarram, formam e reformam-se nesse processo de purgação. Os sujeitos são dois surdos que através das mãos narram suas histórias de vida. A fundamentação teórica está alicerçada em: Mantoan (2006); Lodi e Lacerda (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005), Passaggi (2008). A pesquisa deseja apresentar os relatos dos alunos, a fim de dar oportunidade de vez e voz a eles para que revelem suas vivências, aprendizados, dificuldades, possibilidades, vitórias, apoios, interações com os colegas de turma, relaçãoões com os professores, metodologias, e aprendizados. Valorizar a cultura surda, sua identidade e, principalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS