Repensando a questão indígena no Brasil: identidades Pataxó/Bahia
Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Experência com Projeto, Rituais Pataxó.Resumo
“Repensando a questão indígena no Brasil: identidades Pataxó/Bahia”, aborda o relato de uma experiência através de um projeto que foi desenvolvido na E.E. Dr. Ewerton D. Cortez, que está localizada no Bairro Alto de São Manoel/Mossoró/RN, com alunos do Ensino Fundamental II e os da modalidade Correção de Fluxo, durantes as aulas de História e de Artes; cujo objetivo principal foi o de fortalecer o conhecimento da História e da Cultura Indígena no currículo escolar, conforme o cumprimento da Lei 11.645/2008. Teve como referenciais teóricos, um texto da Revista Mundo Jovem/Abril, 2000, que traz diferentes gêneros literários críticos acerca de 500 anos do “descobrimento” do Brasil, o qual foi aliado, a um estudo introdutório acerca de aspectos históricos e socioculturais dos povos das culturas Pataxó, que habitam o estado da Bahia. Portanto, a partir desses referenciais teóricos, o projeto, foi adaptado, tomou corpo e praticidade, resultando em um rico material didático e pedagógico, expresso em diversas linguagens e manifestações artísticas: escrita, oral, corpóreo e estético, principalmente através das representações coreográficas, cânticos e rituais das identidades culturais Pataxó, culminando, com sua apresentação para a comunidade escolar, da qual recebeu boa apreciação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).