Bandeiras em punho: as mulheres na luta sindical e a contribuição do sindicato para a formação humana e profissional
Palavras-chave:
Sindicato, Movimentos Sociais, Mulheres, Formação Docente.Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, em que apresentamos as narrativas das mulheres e suas histórias de vida individuais e coletivas, as aprendizagens adquiridas na militância e utilizadas em suas experiências como professoras. As contribuições dadas pelo SINTE/RN3 para a sua formação docente, e como essas contribuições têm refletido em seu modo de ver, viver e se perceber enquanto sujeito social. Destacamos como objetivo, analisar, a partir das vozes das professoras militantes, a relação do sindicato com a formação docente e como este se constitui espaço formativo. Utilizamos o método (Auto) biográfico, através de rodas de conversas, em que as suas histórias de vida narradas e compartilhadas nos dão uma melhor condição de percebermos de que forma o SINTE/RN tem contribuído para a formação humana da prática docente. Através de suas narrativas, procuramos compreender como a vivência nos movimentos sociais, em particular o contato com o SINTE, tem proporcionado uma formação direcionada para a aquisição de posturas verdadeiramente humanas, levando em conta o sujeito profissional e toda sua dimensão pessoal e subjetiva, enquanto identidades indissociáveis e complementares para o ser na sua totalidade. Identidades construídas a partir de sua inserção nas lutas sociais e nas possibilidades de novas alternativas para a realidade da educação no país. Possibilidades que se levantam de acordo com o jeito de ver, refletir e relacionar-se nela.
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