A luta pelo direito à educação: a transdisciplinaridade como meio de aprendizagem para pessoas com deficiência
Palavras-chave:
Inclusão, Direitos Humanos, Transdisciplinaridade.Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como se materializa a compreensão sobre temas como inclusão e direitos humanos por meio de uma metodologia transdisciplinar junto aos alunos de uma turma do 2º ano dos anos iniciais, da Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria em Natal-Rio Grande do Norte. Em primeiro momento, se tem um percurso histórico e de análise documental no que compete os avanços e retrocessos sobre a inclusão. Em seguida, um debate a cerca dos direitos humanos como forma de superar as desigualdades impostas pela luta de classes, em que opressor estabelece as normas e aqueles que não se enquadram são excluídos, percebendo a garantia dos direitos como meio para emancipação humana. Dessa forma, se propõe uma metodologia que abarque a totalidade e multiplicidade de uma educação que prepara o aluno para além do que o conhecimento sistematizado pode proporcionar, uma educação que prepara para a vida e para a solidariedade. Sendo assim, apresenta-se a transdisciplinaridade como uma prática que dialoga com os saberes e considera a diversidade como parte inerente da formação dos sujeitos. Ainda, fez-se necessário trazer à luz do diálogo as percepções dos alunos sobre temáticas como inclusão e direitos humanos como possibilidade de discorrer sobre a garantia dos direitos e respeito as diferenças como parte fundamental para a formação da condição humana. Por fim, a percepção sobre a educação em direitos humanos através da transdisciplinaridade e o despertar dos sujeitos para ações que comungam com a busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).