Relato de experiência sobre a importância dos grupos de inclusão social para idosos e estudantes de enfermagem Faen- Uern.
Palavras-chave:
Inclusão Social, Idoso, Grupos.Resumo
Diante do aumento do número de idosos, e o decréscimo das taxas de natalidade e de mortalidade em esfera mundial surge á necessidade de construir meios de inserção social e ocupação para este estrato populacional, favorecendo para um envelhecimento ativo, possibilitando uma nova forma de ocupação, entretenimento e lazer, que é tão escasso nessa faixa etária. Neste caso, todas as esferas políticas tem a função de criar formas que promovam a saúde das pessoas idosas buscando explorar toda a capacidade do indivíduo e sua autonomia (OMS, 2005). Este trabalho tem como OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem em atividades desenvolvidas junto ao grupo de idosos, para contribuir com ações de caráter social através de práticas educativas em saúde, culturais e de lazer, proporcionando desenvolvimento pessoal e social na terceira idade. METODOLÓGIA Participaram 76 pessoas, na faixa etária de 47 a 92 anos, na Casa Nossa Gente, localizados na Cidade de Mossoró RN. Com temas sugeridos pelos idosos, totalizando cinco encontros, utilizaram-se recursos audiovisuais, teatro e rodas de conversa, de tal modo que todos possam interagir. RESULTADOS E CONCLUSÕES. Identificou-se, que os idosos participantes das atividades veem os acadêmicos como facilitadores para sanar suas dúvidas pessoais e socializar seus conhecimentos e relatos de experiência. Portanto, concluiu-se que as ações desenvolvidas pelos acadêmicos são de relevância pessoal e social na vida de cada idoso participante, pois elas são janelas de conhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).