Contribuições da educação popular a formação da identidade quilombola na comunidade de Macambira – Lagoa Nova/RN

Autores

  • Francimária Victor Araújo
  • Luiz Gomes da Silva Filho

Palavras-chave:

Identidade, Macambira, Quilombolas.

Resumo

Este trabalho consiste em estudar  a construção da identidade dos alunos e alunas dos da comunidade Quilombola, de Macambira  localizada na cidade de Lagoa Nova – Rio Grande do Norte,  o trabalho desenvolveu-se na Escola Municipal São Luiz, tanto em seu aspecto coletivo como individual. Uma vez que a construção de identidades passa tanto pela dimensão social como subjetiva Apoiará nosso trabalho de pesquisa a imagem e discurso que a instituição passa sobre a questão do negro, do escravo e do afrodescendente, tendo por base analisar a metodologia dos professores nessa temática e por último verificar como os alunos e alunas remanescentes quilombolas estão construindo suas identidades com essa nova versão da história de seus antepassados. Para fundamentar a pesquisa, contamos com leituras de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira, descendentes de remanescentes quilombolas e da identidade negra tais como: Fonseca (2009), Santos (2002), Barbosa et all (2004),Lopes(2006), Hermandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros, aqueles que trabalham com currículo Silva (2007), Moreira (1992),  educação popular Freire (2006), o modo de ver e falar do outro Said(2007) e as relações de poder Bourdier (1998), e cultura Bhabha(1998). E por fim, sobre a identidade Hall (1997).

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS