A luta por direitos e a construção de uma nova sociedade: o que temos a aprender com os movimentos sociais?
Palavras-chave:
Direitos, Movimentos Sociais, Transformação Social.Resumo
O presente artigo versa sobre os movimentos sociais populares e sua capacidade de inovação interna e externa, em outras palavras, sobre o seu poder de gerar novos saberes e práticas, os quais podem ser percebidos tanto no seu interior quanto na sociedade de uma forma mais geral. Temos como objetivo analisar a função transformadora dos movimentos sociais, numa perspectiva promoção da igualdade e justiça social. Para isso realizaremos uma revisão bibliográfica e uma análise conjuntural dos fatos políticos do Brasil através de consulta a noticiários impressos, televisivos e digitais. Utilizamos o método materialista histórico-dialético, pois este nos permite, para além do desvelar da realidade, pensar numa ação de transformação social a partir da práxis humana. É perceptível que os movimentos sociais conseguem trazer mudanças importantes para a sociedade, como é o exemplo da conquista de direitos em diversos aspectos da vida. Ademais, tais organizações também criam novos modelos para as relações sociais, com significados e valores baseados no princípio da coletividade. Esses modelos, em alguns casos, ganham espaço fora dos movimentos levando, para sociedade em geral, a possibilidade de pensar e fazer um convívio com valores mais humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).