O lúdico como ferramenta de acessibilidade e atenção à pessoa com síndrome de down

Autores

  • Cindy Damaris Gomes Lira
  • Amélia Carolina Lopes Fernandes

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Lúdico, Enfermagem.

Resumo

Conforme Brasil (2012), os elevados índices de pessoas com Síndrome de Down(SD) no país, despertam a atenção para necessidade de serem revisadas as práticas assistenciais nos serviços de saúde pública. O profissional enfermeiro além de atuar nos achados para o diagnóstico da pessoa com SD e respectivos cuidados ambulatoriais; atua na orientação da abordagem a ser utilizada pelos familiares da pessoa com SD, sempre com postura positiva, desmistificando a ideia de que alterações genéticas são limitações de convivência social. E uma das ferramentas auxiliadoras na acessibilidade e atenção da pessoa com SD utilizada pelos profissionais em saúde é o lúdico. Objetivamos de forma geral com esse trabalho discutir as atividades de enfermagem articuladas a lucidade e direcionadas à assistência de pessoas com Síndrome de Down. Trata-se de um resumo selecionado a partir de um trabalho de conclusão de curso intitulado por “Assistência de enfermagem ao usuário com Síndrome de Down na Atenção Básica à Saúde”; trabalho organizado em quatro capítulos sendo um de seus subcapitulos apresentado a esse resumo, o percurso metodológico é de natureza qualitativa que por meio de entrevistas semi-estruturais, realizadas com enfermeiros lotados na assistência básica em saúde, e observações participantes nos serviços de saúde se pode aproximar das concepções, conhecimentos, acessibilidade e atenção dos profissionais enfermeiros para com as pessoas com SD. Em resultado da pesquisa observou uma insipiência de ações, com proporção lúdica e empoderativa, alusivas a promoção à saúde, prevenção de agravos e reabilitação do usuário com deficiência. Conclui-se com a fática necessidade de melhoria ao preparo profissional, afim de que se obtenha segurança para o exercício da atividade assistencial, e maior aproximação a ferramentas assistenciais (instrumentos lúdicos) de estimulação cognitiva e inclusiva das pessoas com deficiência sociedade.

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS