O professor homem na educação infantil: refletindo sobre gênero.

Autores

  • João Paulo Almeida de Alencar
  • Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira

Palavras-chave:

Feminização, Gênero, Formação Docente.

Resumo

Um processo histórico, social e político da feminização do magistério nas series iniciais, encetado no Brasil ainda no século XIX, defini alguns traços de uma prática docente que perpetua até a atualidade. Nessa conjuntura, se percebe que o homem que se insere nesse campo ultrapassa essa delimitação paradigmática, tornando-se um sujeito estranho e passível de preconceitos e rejeições. Diante do exposto, esclarecemos que o objetivo da nossa pesquisa é possibilitar uma discussão e reflexão sobre esse mal estar docente na Educação Infantil através dos relatos de experiência e vivência de um aluno (homem) do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, no período do Estágio Supervisionado I, no semestre 2014.1. A metodologia utilizada para essa pesquisa abarca um estudo bibliográfico amparado pelas ideias de autores como: Bragança e Moreira (2013), Costa (2007), Novaes (1991), Silva (2014). Para aproximação prática lançamos mão de relatos de experiência do estagiário, expressando as problemáticas e aprendizagens construídas durante as práticas de estágio.  Como resultados, destacamos que, quebrar esse estigma cultural de gênero na atuação docente nas séries iniciais é desconsiderar os padrões impostos pela sociedade e vencer o preconceito. Desafios nesse âmbito são concretos e formam algumas das grandes barreiras que permeiam a atuação do professor homem nas séries iniciais em qualquer esfera social.

 

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Publicado

2016-06-20

Edição

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RESUMOS EXPANDIDOS