Mentes criativas, mãos inovadoras.
Palavras-chave:
Criatividade, Relato de Experiência, Autoconhecimento.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e relatar as experiências obtidas pelas professoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF, do curso de extensão: Criatividade e Inovação na Aprendizagem, do Instituto Federal de Brasília – IFB, desenvolvido na Escola Classe 803 do Recanto das Emas. Elaboramos e desenvolvemos junto a 80 alunos dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental o projeto: “Mentes Criativas, mãos inovadoras”, que teve como objetivo identificar se os educandos sentem-se ou podem se sentir criativos, partindo da premissa de que todos os seres humanos podem ser criativos. Foram realizadas entrevistas e atividades pedagógicas durante o período de um mês. A princípio, apresentaremos o conceito de criatividade, a descrição das atividades desenvolvidas e na sequência os resultados e reflexões. Utilizando como base a teoria histórico-cultural de Vigotski, visto que a possibilidade de criar está ligada ao contexto histórico, familiar, escolar e à riqueza de experiências vividas pelos estudantes. Espera-se que o estudo contribua no sentido de ampliar os conhecimentos na área de criatividade, buscando alcançar o autoconhecimento do educando e seu potencial criativo, que os profissionais da educação percebam que a criação de um ambiente favorável à criatividade pode trazer mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam que os estudantes reconheceram a importância da criatividade no contexto educacional e confirmou o potencial criativo que cada um tem em diferentes áreas, como: Artes, Matemática, Português, Ciências, História, Geografia, música, culinária, entre outros. Além disso, a pesquisa revelou a intenção do gestor em introduzir projetos criativos na escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-06-20
Edição
Seção
RESUMOS EXPANDIDOS
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).