Educação do campo, educação no campo e educação para o campo.
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Emancipação, Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo intenciona descrever as práticas pedagógicas realizadas no Programa ProJovem Campo Saberes da Terra - Serra do Mel/Mossoró – Rio Grande do Norte. Utilizamos como aporte teórico metodológico o Projeto Político Pedagógico, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e os Cadernos da SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Dessa forma, descrevemos as leis que normatizam a Educação do Campo e as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do Projeto. A pesquisa caracterizou-se por um estudo qualitativo de caráter bibliográfico. Para a realização do estudo bibliográfica, utilizamos autores que pesquisam sobre a Educação do Campo Fernandes (1999), Miguel Arroyo (1999), Molina (2008) e Caldart (2008). Sobre Pedagogia da Alternância, utilizamos Gimonet (2007) Mattos (2010) Palitot (2007) Santos (2006). Na pesquisa documental, Brasil (2009) e SECAD (2007); para a parte empírica, realizamos uma entrevista semi-estruturada, dessa forma analisamos e expomos os resultados obtidos na pesquisa. O estudo ponderou que as práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto oportunizou aos discentes poderem ser agentes ativos da sua transformação proporcionando aos alunos democratizar os seus conhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).