Um relato de experiência na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi-RN, em busca de reafirmações de identidades negra.

Autores

  • Maria A.G. Menezes
  • Linconly J. A. Pereira

Palavras-chave:

Educação do Campo, Cultura africana e Afro-Brasileira, Identidade Negra.

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir do Projeto juventude Negra que vem sendo desenvolvido na Escola estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi-RN, comunidade de Melancias, que trata do resgatar a identidade negra, partindo dos estudos da cultura africana e afro-brasileira. Temos como objetivo, atribuir significados para a identidade negra e sua ancestralidade percebendo o papel da escola e da comunidade na formação de cidadãos, proporcionando conhecimentos da relação do homem com a natureza. Partimos das vivências dos alunos, procurando buscar a realidade do povo campesino, estudando as comunidades tradicionais, percebendo a formação e qualificação dos educadores que atuam na comunidade com o dever de ampliar o processo formativo de cidadãos, para afirmações de identidades a partir da história e da cultura africana e afro-brasileira e a relevância de se trabalhar o legado dos nossos ancestrais dentro da escola. Trabalhamos com metodologia relato de experiência com a perspectiva de que ressignificar as tradições ancestrais proporcionem no âmbito escolar a afirmação de uma identidade étnica e estratégia de desconstrução de estereótipos, preconceitos e o racismo, atribuindo significados na construção de identidades. Finalizamos com a perspectiva de que para repensarmos uma educação do campo, contextualizada, é necessário que tanto o espaço escolar como a comunidade preservem seus valores, culturas e tradições, vinculados aos seus modos de vida, convivência, respeito e valorização as diversidades dos povos afrodescendentes rurais.

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS