Histórias de vidas: relatos, dificuldades e conquistas de um povo camponês.

Autores

  • Karla Christiane de Góis Lira
  • Renata Matos Coelho de Souza
  • Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Palavras-chave:

Educação Popular, Formação de Professores, Círculo de Cultura.

Resumo

Este trabalho resulta de uma atividade realizada pelo Grupo de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que consistiu em um círculo de cultura realizado com alunos jovens e adultos do Programa Mais Educação, na comunidade rural de Gangorra, no Município de Tibau – RN, objetivando estimulá-los a relatar um pouco sobre suas histórias de vida e vivenciar a troca de experiências entre os presentes. O trabalho está fundamentado especialmente nas teorias de Paulo Freire que tem a visão da educação como uma ferramenta libertadora, pois auxilia o ser humano se tornar consciente das suas ações enquanto sujeito. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo e descritivo. O círculo de cultura foi realizado com assuntos referentes ao dia a dia dos alunos, tendo em vista a importância da utilização de elementos e de palavras daquele universo cultural.  A experiência vivenciada teve resultados que contribuíram para a nossa formação, pois nos proporcionou aprender com as histórias de vida de um povo que enfrenta as dificuldades e desafios com coragem e dignidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS