Olhos nos olhos - percepções sobre o olhar de negros escravos e de afro-brasileiros contemporâneos a partir de fotografias
Palavras-chave:
Fotografia, Negros, Antropologia Visual.Resumo
Este trabalho analisa o dimensionamento do negro no Brasil a partir do seu olhar captado em imagens fotográficas de dois distintos momentos da História. Para tanto, valemo-nos das fotografias digitalizadas pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Instituto Moreira Salles e arquivadas no portal Brasiliana Fotográfica. Em um salto histórico, resgatamos as fotografias da exposição “#SouNegro, Sim!”, promovida pela Assessoria de Comunicação da Ufersa. As imagens são analisadas com base nas construções discursivas históricas, a partir da percepção emotiva dos olhos dos personagens. Fundamentam essa análise, concepções de pensadores da Antropologia Visual, tais quais Viveiro de Castros e Roland Barthes, que nos permite inferir o caráter atemporal da fotografia, haja vista a possibilidade de construir e reconstruir os sentidos impressos na imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).