Formação de professores e educação do campo: diálogos a partir da pesquisa em educação
Palavras-chave:
Formação de Professore, Educação do Campo, Pesquisa em Educação.Resumo
O presente estudo advém de diálogos construídos no Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Como objetivo central, pretendo dialogar sobre a formação de professores para atuação na Educação do Campo. A metodologia adotada ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa e na modalidade bibliográfica de investigação. O estudo tece reflexões construídas a partir da leitura de dois documentos que versam sobre a pesquisa concernente à formação de professores nas Regiões Norte e Nordeste. A leitura dos referenciais permitiu articular a formação docente para a educação do campo com a realidade referente à formação de professores para a educação básica no entorno geográfico referenciado. Como entendimentos, afirmo que no período de 1998 até o momento, tem crescido o número de políticas públicas e propostas educativas com foco na formação docente para atuação na educação do campo, contudo, não podemos desconsiderar que essas iniciativas não estão isentas das influências e interesses do Estado, esse por sua vez, conectado às recomendações do Banco Mundial que prima pela via do capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).