Formação de professores e educação do campo: diálogos a partir da pesquisa em educação

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros

Palavras-chave:

Formação de Professore, Educação do Campo, Pesquisa em Educação.

Resumo

O presente estudo advém de diálogos construídos no Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Como objetivo central, pretendo dialogar sobre a formação de professores para atuação na Educação do Campo. A metodologia adotada ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa e na modalidade bibliográfica de investigação. O estudo tece reflexões construídas a partir da leitura de dois documentos que versam sobre a pesquisa concernente à formação de professores nas Regiões Norte e Nordeste. A leitura dos referenciais permitiu articular a formação docente para a educação do campo com a realidade referente à formação de professores para a educação básica no entorno geográfico referenciado. Como entendimentos, afirmo que no período de 1998 até o momento, tem crescido o número de políticas públicas e propostas educativas com foco na formação docente para atuação na educação do campo, contudo, não podemos desconsiderar que essas iniciativas não estão isentas das influências e interesses do Estado, esse por sua vez, conectado às recomendações do Banco Mundial que prima pela via do capital.

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS