A construção da cartilha “inclusão geográfica”: uma ferramenta para o ensino de geografia na comunidade cega e auxílio ao professor
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino, Geografia, Cartilha, Confecção.Resumo
Este trabalho compreende a construção de uma cartilha voltada para o ensino de geografia no tocante aos discentes com deficiência visual e baixa visão, tendo em vista a grande escassez de atividades que aliam conceitos e conteúdos desta disciplina nas suas duas áreas de atuação a pratica, almejando o melhoramento do aprendizado dos alunos. Em relação à metodologia empregaram-se estudo teórico em relação ao tema inclusão social e ensino de geografia, como também visita in loco a centros de apoio, e por fim a confecção de uma cartilha contendo atividades práticas de caráter lúdico tendo como público alvo alunos com deficiência visual ou baixa visão, contendo diversos conteúdos de geografia. Tendo como objetivos facilitar o ensino aprendizado de alunos cegos ou com baixa visão, auxiliar o professor na construção de matérias didático e pedagógico para alunos com deficiência visual ou de baixa visão. No bojo de seus resultados, elenca-se a discursão sobre inclusão por meio do ensino, sobretudo o de geografia, como também a construção da cartilha “Inclusão Geográfica”.
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