A MÚSICA “TIGRÃO GOSTOSO” E A BANALIZAÇÃO DA SIMBOLOGIA CRUEL: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO COMBATE ÀS OPRESSÕES
Palavras-chave:
VIOLÊNCIA, PATRARCADO, EDUCAÇÃO.Resumo
O fenômeno da violência contra a mulher tem sido tema de inúmeros debates desde os anos de 1970. Frequentemente, essa forma de violência, só é percebida quando se expressa nas marcas físicas. Porém o fenômeno é muito mais amplo, e em consequência da perpetuação de uma cultura machista e patriarcal muitas vezes fica invisível ou até mesmo legitimado. A exemplo disso, analisamos e debatemos a relação da música “tigrão gostoso” e a invisibilidade da simbologia cruel. Nessa perspectiva, objetivamos realizar uma análise crítica e reflexiva em relação à abordagem desta temática com o intuito de dar visibilidade a problemática da violência de gênero e suas diversas facetas. Apresentamos dessa forma, a necessidade da ampliação do debate e a relevância de planear nos diversos níveis da formação escolar, uma prática pedagógica comprometida com o ato político que vise à formação humana, a promoção da igualdade de gênero e a superação dos padrões, visando uma educação antissexista e emancipatória em todos os sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).