A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É SÓ MAIS UMA VIOLÊNCIA. É VIOLÊNCIA DE GÊNERO!

Autores

  • Aline Macêdo Câmara Gracindo
  • Camila Mesquita Soares

Palavras-chave:

GÊNERO, PATRIARCADO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Resumo

O patriarcado caracteriza-se por um sistema onde há uma relação de dominação do gênero masculino sobre o feminino. Tal situação traz diversas consequências para a vida e liberdade das mulheres. Partindo desta compreensão, o referido estudo visa analisar a violência contra a mulher em sua relação com o gênero e a posição que este tem no sistema supracitado. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica atentando, especialmente, para Cisne (2012) e Queiroz (2008), onde a sistematização do estudo desdobrou-se em três categorias principais: gênero, patriarcado e violência de gênero. Ao final deste trabalho, constatou-se que a violência contra a mulher resulta de um modelo social patriarcal, historicamente construído, que concede ao gênero masculino uma posição de superioridade e domínio sobre o gênero e o corpo feminino, o qual se expressa de maneira mais cruel nessa forma de violência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Macêdo Câmara Gracindo
    Acadêmica do 6º período do curso de Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Componente do Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente – NECRIA. Bolsista do PET-Saúde Rede de Atenção Psicossocial.
  • Camila Mesquita Soares
    Acadêmica do 4° período do curso de Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.  Componente do Núcleo de Estudos sobre a Mulher – NEM. Bolsista do PET-Saúde Rede de Atenção Psicossocial.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS