A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É SÓ MAIS UMA VIOLÊNCIA. É VIOLÊNCIA DE GÊNERO!
Palavras-chave:
GÊNERO, PATRIARCADO, VIOLÊNCIA DE GÊNEROResumo
O patriarcado caracteriza-se por um sistema onde há uma relação de dominação do gênero masculino sobre o feminino. Tal situação traz diversas consequências para a vida e liberdade das mulheres. Partindo desta compreensão, o referido estudo visa analisar a violência contra a mulher em sua relação com o gênero e a posição que este tem no sistema supracitado. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica atentando, especialmente, para Cisne (2012) e Queiroz (2008), onde a sistematização do estudo desdobrou-se em três categorias principais: gênero, patriarcado e violência de gênero. Ao final deste trabalho, constatou-se que a violência contra a mulher resulta de um modelo social patriarcal, historicamente construído, que concede ao gênero masculino uma posição de superioridade e domínio sobre o gênero e o corpo feminino, o qual se expressa de maneira mais cruel nessa forma de violência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-03-02
Edição
Seção
RESUMOS EXPANDIDOS
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).