VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA: necessária visibilidade e combate
Palavras-chave:
VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA, CRIMINALIZAÇÃOResumo
A violência é um fenômeno universal, mas possui características na forma de se expressar de acordo com as especificidades dos sujeitos, seja pela sua classe social, cor/raça/etnia, orientação sexual, gênero, sexo e identidade de gênero. É a relação de poder desigual que oprime, viola e subjuga um ser, ou um coletivo, a outro. Sua legitimidade e visibilidade social se alteram no decorrer da história. A violência homofóbica é uma das formas desse fenômeno se expressar que vem matando, oprimindo, e surrupiando direitos da população LGBT há muito tempo. A cada 28 horas, no Brasil, é morta uma pessoa LGBT em decorrência da homofobia. O peso ideológico imposto pelo modelo de organização social capitalista patriarcal dá base a essa violência, assim como ao machismo e ao racismo. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão acerca da necessidade de visibilidade e combate da violência homofóbica. Utilizamos como procedimento metodológico revisão bibliográfica acerca das categorias violência e homofobia através de autoras como Minayo (2004; 2008) e Silva (2005), bem como pesquisa nos documentos produzidos pelo Grupo Gay da Bahia. Assinalando para a compreensão de que essa violência precisa ser tratada como crime no nosso país, pois os números mostram o quão danosa ela é para a vida das pessoas LGBT’s. A luta pelos direitos civis e humanos é necessária, mas compreendemos que nesse modelo de organização social é impossível a garantia da plena liberdade dos sujeitos e, portanto, da garantia plena de direitos. Destarte, a superação do sistema patriarcal-capitalista é necessária e urgente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).