A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA PONTE PARA A AFIRMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
Palavras-chave:
Serviço Social, educação, inclusão, acesso, garantia de direitos,Resumo
A educação como fator básico para a transformação social possibilita a formação e capacitação de indivíduos para atuar em sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. Entretanto, a educação pública, prioritariamente, nos demonstra um assustador déficit quanto ao ensino, a organização, as condições de trabalho e salário de seus provedores, no qual a explicação e/ou justificativa para isso não está somente dentro das salas de aula, mas também dentro do âmbito familiar e social em outras relações do dia-a-dia .Nesses espaços são exorbitantes as relações de poder (político, econômico e social) e de violência (intrafamiliar, social, bulling, descriminação, psicológica, física, negligência, entre outras) causadores da exclusão social refletida nas relações existentes no espaço escolar. O cenário atual apresenta a necessidade de engajar na política educacional e nas instituições escolares os assistentes sociais, para que os mesmos possam atuar no enfrentamento das sequelas da questão social que existem no convívio dos alunos dentro e fora das escolas, intervindo de uma forma que possibilite a apreensão da totalidade social, buscando também atender às necessidades sociais de seu público alvo. Mediante o cenário em tela destacamos que o objetivo do presente esboço é enfatizar a efetivação do Serviço Social na Educação contribuindo para as ações afirmativas de inclusão. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Em suma, o que podemos compreender é que o espaço do Serviço Social no cenário educacional ainda é pouco reconhecido, mas vem sendo gradativamente conquistado. A partir dos avanços que vem ocorrendo no trabalho dos assistentes sociais na área da educação, é perceptível o quanto é importante e fundamental a intervenção desses profissionais na política educacional e na gestão escolar, partindo do pressuposto de se compreender a escola como um elemento fundamental para o ensino e aprendizagem, relacionando-as com a realidade que é vivenciada pelos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).