AS CONTRIBUIÇÕES DO MULTICULTURALISMO NO RECONHECIMENTO DA HOMOSSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Homossexualidade, EscolaResumo
O artigo tem o objetivo de discutir como a proposta do multiculturalismo contribui no debate crítico da homossexualidade no cotidiano escolar. Para isso, utilizaremos como fonte as reflexões de Vera Candau (2008) sobre as tendências do multiculturalismo e sua problematização sobre a diversidade no contexto escolar. Para nos ajudar a pensar a sexualidade utilizaremos os escritos de Michel Foucault (1985) e as contribuições da psicanálise Freudiana e Lacaniana para a compreensão da homossexualidade. Entendemos que toda educação está imersa nos processos culturais do contexto, portanto, a diversidade de sujeitos que constituem o ambiente escolar requer um olhar problematizador sobre suas diferenças e semelhanças, numa perspectiva que não apenas identifique suas peculiaridades, mas as questionem como algo que foi culturalmente naturalizado. O estudo contribuirá para a reflexão e debate em torno da diversidade, especificadamente da homossexualidade na escola, no qual evidenciamos que a sexualidade humana é uma construção social e histórica, que através de ditos padrões culturais estabelece o que é ser homem e mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).