AS CONTRIBUIÇÕES DO MULTICULTURALISMO NO RECONHECIMENTO DA HOMOSSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Anna Luzia Oliveira
  • Rejanira Alves Gertrudes

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Homossexualidade, Escola

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir como a proposta do multiculturalismo contribui no debate crítico da homossexualidade no cotidiano escolar. Para isso, utilizaremos como fonte as reflexões de Vera Candau (2008) sobre as tendências do multiculturalismo e sua problematização sobre a diversidade no contexto escolar. Para nos ajudar a pensar a sexualidade utilizaremos os escritos de Michel Foucault (1985) e as contribuições da psicanálise Freudiana e Lacaniana para a compreensão da homossexualidade. Entendemos que toda educação está imersa nos processos culturais do contexto, portanto, a diversidade de sujeitos que constituem o ambiente escolar requer um olhar problematizador sobre suas diferenças e semelhanças, numa perspectiva que não apenas identifique suas peculiaridades, mas as questionem como algo que foi culturalmente naturalizado. O estudo contribuirá para a reflexão e debate em torno da diversidade, especificadamente da homossexualidade na escola, no qual evidenciamos que a sexualidade humana é uma construção social e histórica, que através de ditos padrões culturais estabelece o que é ser homem e mulher. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Luzia Oliveira
    Mestranda no Programa de Pós Graduação da UFPB, na linha de pesquisa de Estudos Culturais da Educação. Graduada em licenciatura e bacharelado em psicologia pela UEPB.
  • Rejanira Alves Gertrudes
    Mestranda no Programa de Pós Graduação da UFPB, na linha de pesquisa de Estudos Culturais da Educação.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS