PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E PERCEPÇÕES NO PROCESSO DA CORPOREIDADE
Palavras-chave:
Formação de professores, Metodologia, Corporeidade,Resumo
Neste artigo será apresentada a experiência como professora das disciplinas de Língua Portuguesa, no Assentamento Nova Vida - Upanema/RN, e de Estágio Supervisionado no Projeto Pedagogia da Terra, promovido pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN -, e no curso de Pedagogia nos assentamentos Oziel Alves, Boa Fé e Jurema/RN. E como paradigmas a formação de professores da zona rural, com enfoque no processo da corporeidade e nas metodologias vivenciadas em sala de aula nos assentamentos citados. Igualmente, são objetivos deste trabalho: compreender algumas práticas pedagógicas e outras diferenciadas da formação acadêmica dos professores que são assentados ou filhos de assentados; e perceber sua corporeidade na prática pedagógica. Como referenciais teóricos serão abordados as Diretrizes Curriculares Nacionais (1999), Maturana (2002), Molina (2004), Paulo Freire (1996), entre outros.
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