PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E PERCEPÇÕES NO PROCESSO DA CORPOREIDADE

Autores

  • Maria das Dôres Farias Rodrigues

Palavras-chave:

Formação de professores, Metodologia, Corporeidade,

Resumo

Neste artigo será apresentada a experiência como professora das disciplinas de Língua Portuguesa, no Assentamento Nova Vida - Upanema/RN, e de Estágio Supervisionado no Projeto Pedagogia da Terra, promovido pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN -, e no curso de Pedagogia nos assentamentos Oziel Alves, Boa Fé e Jurema/RN. E como paradigmas a formação de professores da zona rural, com enfoque no processo da corporeidade e nas metodologias vivenciadas em sala de aula nos assentamentos citados. Igualmente, são objetivos deste trabalho: compreender algumas práticas pedagógicas e outras diferenciadas da formação acadêmica dos professores que são assentados ou filhos de assentados; e perceber sua corporeidade na prática pedagógica. Como referenciais teóricos serão abordados as Diretrizes Curriculares Nacionais (1999), Maturana (2002), Molina (2004), Paulo Freire (1996), entre outros.

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Biografia do Autor

  • Maria das Dôres Farias Rodrigues
    Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

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Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS