RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR, INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E ALUNO SURDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN
Palavras-chave:
Ensino superior, Relação pedagógica, SurdoResumo
Este trabalho trata de um recorte da dissertação A Relação Pedagógica Professor, Intérprete de LIBRAS e Aluno Surdo do Curso de Pedagogia da UERN, do Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. O estudo objetiva analisar a relação pedagógica professor, intérprete de Língua Brasileira de Sinais e discente surdo do Curso de Pedagogia, na perspectiva de um processo de ensino e de aprendizagem pautado na inclusão. Algumas questões da discussão objetivam averiguar como ocorre a relação pedagógica professor, intérprete de LIBRAS e discente surdo. Na metodologia apresentada no trabalho com o método (auto) biográfico, os sujeitos narraram suas experiências de vida, refletiram sobre essas trajetórias e encontraram outros caminhos a percorrer, no processo contínuo de (auto)formação. Os sujeitos da pesquisa são três: uma professora do Curso de Pedagogia, Campus Central da UERN, uma intérprete de LIBRAS e um discente surdo egresso do Curso de Pedagogia, Campus Central da UERN. Foram realizadas sessões (auto) biográficas com os sujeitos, anotações, gravações. A fundamentação teórica está ancorada em Imbernón (2000), Freire (2008), Josso (2010), Mantoan (2006), Passeggi (2003). Pretende-se com este escrito repensar a formação e transformação desses sujeitos na experiência do narrar, ouvir narrando acerca de si, perceber os aprendizados, as pistas deixadas por essa vivência em suas trajetórias pessoais, profissionais e sociais de olhar para as diferenças, vislumbrar uma relação pedagógica professor, intérprete de LIBRAS e discente surdo atenta para a inclusão, viabilizar reflexões pertinentes quanto à formação contínua, à prática pedagógica do docente e do intérprete de LIBRAS. Buscar olhar o miúdo, desenvolver uma escuta e uma prática sensível atenta às diferenças, à singularidade de todos.
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