RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR, INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E ALUNO SURDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN

Autores

  • Mifra Angélica Chaves da Costa
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Palavras-chave:

Ensino superior, Relação pedagógica, Surdo

Resumo

Este trabalho trata de um recorte da dissertação A Relação Pedagógica Professor, Intérprete de LIBRAS e Aluno Surdo do Curso de Pedagogia da UERN, do Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. O estudo objetiva analisar a relação pedagógica professor, intérprete de Língua Brasileira de Sinais e discente surdo do Curso de Pedagogia, na perspectiva de um processo de ensino e de aprendizagem pautado na inclusão. Algumas questões da discussão objetivam averiguar como ocorre a relação pedagógica professor, intérprete de LIBRAS e discente surdo. Na metodologia apresentada no trabalho com o método (auto) biográfico, os sujeitos narraram suas experiências de vida, refletiram sobre essas trajetórias e encontraram outros caminhos a percorrer, no processo contínuo de (auto)formação. Os sujeitos da pesquisa são três: uma professora do Curso de Pedagogia, Campus Central da UERN, uma intérprete de LIBRAS e um discente surdo egresso do Curso de Pedagogia, Campus Central da UERN. Foram realizadas sessões (auto) biográficas com os sujeitos, anotações, gravações. A fundamentação teórica está ancorada em Imbernón (2000), Freire (2008), Josso (2010), Mantoan (2006), Passeggi (2003). Pretende-se com este escrito repensar a formação e transformação desses sujeitos na experiência do narrar, ouvir narrando acerca de si, perceber os aprendizados, as pistas deixadas por essa vivência em suas trajetórias pessoais, profissionais e sociais de olhar para as diferenças, vislumbrar uma relação pedagógica professor, intérprete de LIBRAS e discente surdo atenta para a inclusão, viabilizar reflexões pertinentes quanto à formação contínua, à prática pedagógica do docente e do intérprete de LIBRAS. Buscar olhar o miúdo, desenvolver uma escuta e uma prática sensível atenta às diferenças, à singularidade de todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mifra Angélica Chaves da Costa
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC/UERN e Professora da Rede Estadual de Ensino de Mossoró/RN.
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar
    Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro dos Grupos de Pesquisa em Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusão. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC). É diretora da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN/UERN).

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS