RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA EDUCAÇÃO PRISIONAL: COMPLEXO PENAL ESTADUAL Dr. MÁRIO NEGÓCIO

Autores

  • Iris Lopes de Oliveira
  • Everkley Magno Freire Tavares

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PRISIONAL, PRÁTICA DOCENTE

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão teórica e prática sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, principalmente no que se refere àqueles que são privados de liberdade. Ou seja, discute sobre a educação prisional e seu papel no processo de inclusão desse grupo e o fim de sua invisibilidade.  Com o objetivo de discutir como se dá a educação de jovens e adultos dentro do Complexo Penal Dr. Mário Negócio, localizado na zona rural de Mossoró-RN, esse artigo se propõe a refletir sobre a relação entre professor e aluno diante da realidade carcerária, assim como identificar as reações e manifestações dos então alunos diante da ideia de ressocialização e das diversas formas de ocupação. Para tanto, a metodologia utilizada foi à observação, onde o professor pesquisador participa de sua própria pesquisa, dando ênfase a sua experiência docente e valorizando os depoimentos dos apenados e suas estratégias de sobrevivência e o sentimento de isolamento demonstrado por todos. Conclui com uma análise feita sobre a prática docente no ambiente carcerário e como a mesma vem provocando mudanças significativas, tanto para os professores como para os detentos que participam assiduamente do processo de aprendizagem. Mudanças essas que são diariamente demonstradas por ambas às partes.

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Biografia do Autor

  • Iris Lopes de Oliveira
    Licenciada em Pedagogia pela UERN, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UERN educadora no projeto Educação Prisional, no Presídio Dr. Mário Negócio.
  • Everkley Magno Freire Tavares
    Cientista Social pela UERN e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Professor da UnP e orientador.

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Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS