ANÁLISE DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA

Authors

  • Maria Leane dos Santos
  • Francinete Alves Ferreira
  • Thaísa Gabriella Queiroz da Costa

Keywords:

Gramática, Análise, Sala de aula,

Abstract

O presente artigo busca analisar sobre o ensino da gramática pautado na visão tradicional e na perspectiva da linguagem. Para tanto, serão analisadas algumas das concepções de gramática e linguagem e as teorias subjacentes a tais visões e sua relação com o ensino gramatical em sala de aula. Analisando como o professor de português do Ensino Fundamental II está lidando com o embate entre a tradição escolar gramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolverem aquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamam de Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico ao ponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa, o resultado indica a coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática do professor, existente nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramente em função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados pelo docente em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-10-16