TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): DO RECONHECIMENTO À INCLUSÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Authors

  • Regina Kelly dos Santos
  • Antônia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira

Keywords:

Transtorno do Espectro do Autismo. Inclusão. Legislação

Abstract

O presente artigo é um recorte da monografia, elaborada pela autora da pesquisa, com orientação da coautora do artigo. Tem como objetivo apresentar uma abordagem histórica da educação especial e inclusiva, ressaltando acontecimentos essenciais no reconhecimento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, embasamos-nos nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15 e na lei de amparo à pessoa com autismo, lei nº 12.764/12, também dialogaremos com autores como Cunha (2015), Schmidt (2013) e Silva et al (2012). Nesse envolto, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica, com caráter exploratório. Evidenciamos que o reconhecimento do TEA é o inicio para que sejam efetivadas ações significativas, havendo uma ligação dialógica da família com os profissionais da saúde e da educação para inclusão do sujeito com autismo no âmbito educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-10-11