DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: REFLEXÕES ACERCA DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Palavras-chave:
Convivência, educação, Semiárido.Resumo
Nos últimos anos, tem sido crescente o interesse por estudos sobre o Semiárido Brasileiro, que buscam construir uma nova visão sobre a região, enfatizando que é possível viver bem e com qualidade de vida mesmo diante das adversidades, basta que se desenvolvam culturas de convivência adequadas ao ambiente apontando não somente os seus problemas, mas, acima de tudo, suas potencialidades e riquezas. Nessa perspectiva, a educação contextualizada no âmbito do Semiárido surge como um tema altamente relevante e indispensável nesta região, o qual aborda o Semiárido não mais como uma terra seca e sofrida, mais de forma global, demonstrando toda a sua riqueza social, cultural e ambiental, levando-se em conta suas características peculiares, oportunizando que se construam novas estratégias de desenvolvimento para a região com base nos princípios da convivência com o Semiárido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios e possibilidades da educação contextualizada no âmbito do Semiárido. Como procedimentos metodológicos, foram coletados dados por meio de pesquisa bibliográfica, onde se utilizou artigos relacionados à convivência com o Semiárido e sobre a educação contextualizada, a fim de subsidiar os resultados da referida pesquisa. A convivência é uma nova forma de ver e viver no Semiárido, excluindo as noções pejorativas sobre essa região, passando a enxergá-la como um espaço com suas características próprias, seus limites e potencialidades, porém a educação contextualizada enfrenta ainda algumas dificuldades em seu curso, são questões que necessitam serem revistas e aprimoradas para oportunizar o pleno desenvolvimento desta ferramenta que tanto tem a oferecer à região do Semiárido brasileiro.Downloads
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Publicado
2017-10-16
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 2
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