POR UM ENSINO CRÍTICO DE HISTÓRIA: “REVOLUÇÃO” BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Ruan Ramon Torquato Dantas
  • Aristeu Antônio Oliveira de Carvalho
  • Luiz Gomes da Silva Filho

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Popular. Ensino Crítico

Resumo

O Ensino de História não deve ser tratado como um amontoado de fatos e ocorrências políticas, econômicas, ou sociais, mas deve ser compreendida como uma ferramenta para analisar o contexto passado e suas implicações no presente, para melhor se movimentar em direção ao futuro. Assim, o interesse pela temática emerge a partir de reflexões sobre a leitura de duas referências principais: A “revolução” Brasileira e a Educação popular. O objetivo principal consiste em refletir sobre o ensino de história na formação dos alunos enquanto ferramenta para conscientização e inserção crítica na realidade atual. Metodologicamente, trabalhamos na perspectiva dos princípios da Educação Popular. O presente artigo insere-se nos interesses formativos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Os principais resultados obtidos apontam para a formação docente e da necessidade de inserir princípios da Educação Popular no Ensino de História.

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Publicado

2017-10-16