AUTISMO E O TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Autismo. Dificuldades docentes. Educação Infantil.Resumo
Este trabalho objetiva refletir os desafios encontrados por uma professora da Educação Infantil, tendo em vista o desenvolvimento e a inclusão escolar de uma aluna com Transtorno Espectro Autista (TEA). A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2003); Mello (2007) e Silva (2012). Realizamos também entrevista semiestruturada com uma docente que acompanha uma aluna autista, a fim de compreender seus desafios e as estratégias pedagógicas utilizadas para lidar com o TEA em sala de aula. Compreende- se que os estudos sobre o autismo vêm sendo realizados desde 1934 e, até os dias atuais, ainda há o que ser estudado devido à existência de características diferentes entre os autistas. Nesse cenário, o professor tem o papel fundamental no propósito de identificar o autismo, promover a interação da criança com os demais alunos, estimular sua comunicação/linguagem e garantir a progressão de sua aprendizagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-10-11
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).