PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICIÊNCIA VISUAL – APORTE TEÓRICO SOBRE COMO TRABALHAR COM DEFICIENTES VISUAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Autores

  • Anna Christina Martins do Nascimento

Palavras-chave:

Inclusão. Deficiência Visual. Recursos auxiliadores. Tecnologias Assistivas.

Resumo

Na luta por uma sociedade inclusiva, a presença de profissionais capacitados para atender ao público de forma eficaz e legítima, garantindo a todos os indivíduos, acessibilidade em todos os contextos sociais, se faz necessária e urgente. Incluir é propiciar e garantir acesso e subsídios aos indivíduos em suas mais variadas especificidades, necessidades, diferenças, para que estes sejam participantes de todas as atividades sociais existentes. Assim, o referido artigo traz um aporte teórico com informações valiosas e usuais sobre os mais variados recursos auxiliadores - ópticos, não ópticos, humanos e as Tecnologias Assistivas - para se trabalhar com deficientes visuais e como proceder com os mesmos, de forma a garantir inclusão e participação ativa e efetiva no contexto educacional, e onde se fizer necessário, visto que as informações contidas não estão direcionadas apenas para a escola.

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Publicado

2017-10-09