Acessibilidade e inclusão no ensino superior na percepção de um deficiente visual

Autores

  • Francismeiry Gomes de Oliveira UNIFESP

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ensino Superior, Inclusão, Deficiência Visual.

Resumo

A preocupação com a inclusão social escolar universitária está claramente expressa em várias leis, normas, documentos resultantes de encontros, seminários e conferências sobre o tema. Estes são instrumentos atualizados na tentativa de realçar a importância em disponibilizar, às pessoas com necessidades educativas especiais, condições de aprendizado e desenvolvimento educacional igualitário. Neste artigo, realizado na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), é apresentado os resultados de um trabalho que teve como objetivo investigar o processo de inclusão e acessibilidade dos alunos em sala de aula, na instituição e na biblioteca universitária, na percepção do discente, com deficiência visual, diante de cada um dos sujeitos participantes do estudo. As observações, abordagens, análises de documentos administrativos, entrevistas envolvendo o discente com deficiência visual foram reveladoras de questões importantes que poderão fazer com que olhemos cada vez mais atentamente a inserção dos deficientes à sociedade acadêmica. Os resultados mostram como o aluno com necessidades especiais percebe seu processo de inclusão, dando uma descrição mais clara de como os sujeitos envolvidos no processo vivenciaram o primeiro contato com uma pessoa com necessidades educacionais especiais. Foram utilizados por base de fundamentação teórica autores como: SILVA (2011), STAINBACK (1999), MAZZONI (2001), entre outros que abordam a questão da acessibilidade mostrando, sobretudo, a importância em promover mudanças favoráveis que tornem acessível à inserção do deficiente visual no ensino superior bem como no seio da sociedade como um todo.

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Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.679, de 2 de dezembro de 1999. Brasília, DF, 1999. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/c1_1679.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2014.

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STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS