Robótica Educacional Como Meio Para Inclusão Digital

Autores

  • Fernando L. Lima UFERSA
  • Leonardo A. Casillo UFERSA
  • Danielle S. Casillo UFERSA

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma solução de baixo custo para a problemática do ensino de robótica nas escolas públicas. O hardware proposto é composto pela plataforma de prototipagem Arduíno que, apresenta baixo custo e funcionalidades similares a modelos de maior custo, como LEGO MindStorms®. Ao longo do trabalho é apresentada a estrutura de construção de um modelo de operação automática e um protótipo controlado por celular via bluetooth. O ambiente de testes foi elaborado em conformidade com os desafios encontrados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Por meio da análise dos resultados obtidos, comprovou-se que é possível a redução de custo da robótica educacional, sem redução da qualidade, com a aplicação de sistemas de hardware e software livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando L. Lima, UFERSA

Laboratório de Automação, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Leonardo A. Casillo, UFERSA

Laboratório de Automação, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Danielle S. Casillo, UFERSA

Laboratório de Automação, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Downloads

Publicado

2017-05-18

Como Citar

Lima, F. L., Casillo, L. A., & Casillo, D. S. (2017). Robótica Educacional Como Meio Para Inclusão Digital. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 1(1). Recuperado de https://revistacaatinga.com.br/ecop/article/view/7078