Quebrando paradigmas de gênero no ensino com o uso da experimentação de eletrônica básica

Autores

  • Cintia Raquel Duarte de Freitas Ufersa Campus Angicos
  • Lays Fernandes de Medeiros
  • Tânia Luna Laura

Resumo

A pesquisa aborda a desigualdade de gênero na educação técnica e cient´ífica, com foco em eletrônica básica. O trabalho destaca o histórico de exclusão feminina em áreas das ciências exatas e as dificuldades que mulheres enfrentam ao ingressar nessas áreas. Como estratégia para mitigar essa disparidade, foi desenvolvido o projeto Mulheres Conectadas, uma iniciativa de extensão na Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA), campus Angicos/RN. O projeto teve como objetivo promover aulas laboratoriais interativas de eletrônica básica para alunas do ensino médio e superior, utilizando metodologias
teórico-práticas. Durante a execução, as participantes tiveram contato com dispositivos eletrˆonicos b´asicos, uso de multímetros, montagem de circuitos elétricos em protoboards, experimentos com sensores e interruptores, entre outros conceitos fundamentais da eletrônica. Os resultados indicaram um avanc¸o significativo no aprendizado das alunas, com aumento do índice de acertos em testes práticos e teóricos, além de maior interesse pela área. O projeto também gerou impactos emocionais e motivacionais, com relatos de participantes que passaram a considerar carreiras em engenharia e tecnologia após a experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Freitas, C. R. D. de, Lays Fernandes de Medeiros, & Tânia Luna Laura. (2025). Quebrando paradigmas de gênero no ensino com o uso da experimentação de eletrônica básica. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 1(8). Recuperado de https://revistacaatinga.com.br/ecop/article/view/14095