Metodologia de Projeto de um Protótipo Didático de Pêndulo Invertido Utilizando Impressão 3D
Resumo
O ensino de sistemas de controle desempenha um papel essencial na formac¸ ˜ao acadˆemica, exigindo ferramentas did´aticas que proporcionem uma compreens˜ao integrada dos conceitos te´oricos e pr´aticos. Bancadas experimentais e equipamentos
did´aticos permitem que os estudantes analisem a dinˆamica dos sistemas sob diferentes perspectivas, como matem´atica, f´ısica e mecˆanica. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de um prot´otipo did´atico de pˆendulo invertido, utilizando impress˜ao 3D, para auxiliar no ensino de sistemas de controle. O projeto incluiu a modelagem das pec¸as no software Fusion 360, ofatiamento no Ultimaker Cura e a impress˜ao em uma impressora GTMax3D. Os resultados indicam que a metodologia adotada viabiliza a construção de um equipamento funcional e acess´ıvel, proporcionando aos estudantes uma abordagem pr´atica para a aprendizagem de t´ecnicas de controle e estabilidade de sistemas dinˆamicos.