Metodologia de Projeto de um Protótipo Didático de Pêndulo Invertido Utilizando Impressão 3D

Autores

  • Diego Nascimento de Oliveira Ufersa
  • Cecilio Martins de Sousa Neto

Resumo

O ensino de sistemas de controle desempenha um papel essencial na formac¸ ˜ao acadˆemica, exigindo ferramentas did´aticas que proporcionem uma compreens˜ao integrada dos conceitos te´oricos e pr´aticos. Bancadas experimentais e equipamentos
did´aticos permitem que os estudantes analisem a dinˆamica dos sistemas sob diferentes perspectivas, como matem´atica, f´ısica e mecˆanica. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de um prot´otipo did´atico de pˆendulo invertido, utilizando impress˜ao 3D, para auxiliar no ensino de sistemas de controle. O projeto incluiu a modelagem das pec¸as no software Fusion 360, ofatiamento no Ultimaker Cura e a impress˜ao em uma impressora GTMax3D. Os resultados indicam que a metodologia adotada viabiliza a construção de um equipamento funcional e acess´ıvel, proporcionando aos estudantes uma abordagem    pr´atica para a aprendizagem de t´ecnicas de controle e estabilidade de sistemas dinˆamicos.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Nascimento de Oliveira, D., & Martins de Sousa Neto, C. . (2025). Metodologia de Projeto de um Protótipo Didático de Pêndulo Invertido Utilizando Impressão 3D. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 1(8). Recuperado de https://revistacaatinga.com.br/ecop/article/view/14094