V Seminário Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições

Autores

Palavras-chave:

Ciência cognitiva, Cognição, Tecnologias, Intituições, Interdisciplinaridade

Resumo

Vivemos tempos sombrios! Nuvens pesadas sobrevoam sobre nós. Vivemos uma grave crise sanitária, a pandemia de covid-19 e, ao mesmo tempo, uma grave crise existencial. A pesquisa inter/transdisciplinar que se volta para as experiências humanas, sociais e técnicas nas instituições permite observar e trazer à nossa reflexão diferentes redes que configuram a convivência e a vida que conservamos com nossas ações.

Temos redes que se nutrem e se sustentam na busca de colaboração, cuidado, amorosidade, nas quais a sabedoria e o conhecimento estão interconectados em projetos de conservação de um viver em harmonia entre os seres vivos, o ambiente. Nessa perspectiva, tecnologias são propostas para fortalecer as potências humanas, na busca de dignidade, cuidado e aprendizagem. Entretanto, tornam-se fortes e violentas redes que concorrem para a perda da dimensão afetiva, que é essencial na potencialização da experiência humana e mesmo na manutenção da vida com condutas de colaboração.

A perda da dimensão afetiva pode mutilar a cognição e também destruir a vida quando negamos a nossa origem biológica e constitutiva de seres amorosos. Acolher os frutos da ciência no campo inter/transdisciplinar significa compreender que nascemos como seres humanos amorosos, o que significa que desde esse momento, tamanha a fragilidade humana, necessitamos do cuidado do outro para seguirmos vivos.

O amor, para a biologia do conhecer e tantas outras construções, não se limita a um simples sentimento, mas sim, ao modo como estabelecemos condutas, ações na linguagem, que consideram o cuidado e a legitimidade da presença do outro na convivência e na diferença.

Ao fazermos em nosso mundo comum escolhas que implicam exclusão, estamos a solapar o tecido social. Sem amor e compaixão, nossa humanidade não tem condições de sobreviver. Com toda energia e potência, a ética do cuidar e do educar ainda está presente nas redes e construções da ciência, o que vimos construindo na pesquisa e em nossas ações cotidianas e se apresenta como escolha na direção da conservação e da manutenção do viver em harmonia.

O V Seminário Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições foi um convite para fortalecermos as redes de uma ciência e arte que fazemos com cuidado e potência, necessária à conservação de um viver em harmonia no nosso mundo comum

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Rosane do Amaral Demoly, Unviversidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Coordenadora do Programa que integra pesquisa e extensão Oficinando em Rede de Mossoró: linguagens, artes e tecnologias na promoção da aprendizagem e do cuidado em educação e em saúde mental. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA. O percurso de formação acadêmica compreende a Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) sob orientação da Prof Dr Cleci Maraschin e doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris França / EHESS (2006-2007). Os projetos atuais se organizam em torno dos seguintes temas: atos de escrita e exercício de autoria; tecnologias, educação e saúde mental. Dirigente do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias no CNPQ cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de conhecer e viver. Integrante de redes de pesquisa, como a Equipe do Laboratoire Anthropologie de l'Écriture dirigida pela Dra. Béatrice Fraenkel na École des Hautes Études en Sciences Sociales que se dedica na configuração do campo de estudos das práticas de escrita em contextos diversos; do Grupo de Pesquisa GAIA - Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas UFERSA, dirigido pela Prof Dr Nize Maria Campos Pellanda; do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Ecologias e Políticas Cognitivas UFRGS, Linha de Pesquisa Oficinando em Rede, dirigido pela Prof Dr Cleci Maraschin e do Grupo de Pesquisa Engenharia de Software UFERSA, Linha de Pesquisa Informática na Saúde (eHealth), dirigido pelo Prof. Dr. Francisco Milton Mendes Neto.

Maria de Fátima de Limas das Chagas, Unviversidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Angicos. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado). Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com Estágio Científico Avançado (Doutorado Sanduíche) no Instituto de Educação na Universidade do Minho em Portugal, com bolsa CAPES código de financiamento 001. Doutora em Ciências da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, em regime de cotutela entre a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestrado interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa dos grupos de pesquisa: - Linguagem, Cognição e Tecnologias - UFERSA; EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem e do GAIA (Grupo de ações e Investigações Autopoiéticas) - UFERSA; TEA COMPLEX - UMINHO/Portugal. Bolsista DTI CNPq - projeto com financiamento: Chamada n 40/2022 - Linha 2B - Projetos em Rede - Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas. Interesses de pesquisa: Educação Básica; Formação de Professores; Alfabetização; Aprendizagem em rede; Interação Humano Computador.

Luana Pereira Barreto, Unviversidade Federal Rural do Semi-Árido

Ingressou na área de Informática em 2008, como aluna do Curso Técnico em Informática, pela Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães (2010). Em seguida cursou Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte - UFERSA - (2015). Cursou mestrado em Sistemas e Computação pelo DIMAp/UFRN (2015). Atualmente, Cursa Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI - UFERSA , e é Tutor de TI na empresa IMD UFRN - Instituto Metrópole Digital.

Maria Luiza da Silva Leite, Unviversidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda em Cognição no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na linha Experiências Humana, Social e Técnica, na orientação da Prof Dr Cláudia Freitas, e sendo Bolsista da Coordenação da Aperfeiçoamento de Pessoa de nível Superior (CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, no semestre 2022.1, sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/(SISu/MEC/FNDE). Participante do Grupo de pesquisa e extensão Multi/UFRGS - https://www.ufrgs.br/multi/livros-em-multiformato/, na direção de produção de livros infantis em multiformato, coordenado pela Prof. Dr. Cláudia Rodrigues de Freitas.

André Luiz dos Santos Paiva, Unviversidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Filosofia e Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Psicologia na Universidade Potiguar e Especialista em Psicologia Social pela Faculdade Cidade Verde. Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor Visitante no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Integrante do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE).

Hans Ronieli Cardoso Ferreira de Willegaignon, Unviversidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, campus central. Mestrando no P`rograma de Pós-graduação Interdiscip´linar em Cognição, Tecnologias e Instituições, UFERSA.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Amaral Demoly, K. R. do, Limas das Chagas, M. de F. de, Pereira Barreto, L., da Silva Leite, M. L., Santos Paiva, A. L. dos, & Cardoso Ferreira de Willegaignon, H. R. (2024). V Seminário Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://revistacaatinga.com.br/atena/article/view/12690